Descrição
T1 Lumiar / 80m² / Varanda / Cozinha equipada / 1.000€/mês
Descubra este fantástico apartamento T1 para arrendamento no Lumiar, com excelentes áreas e uma distribuição funcional que privilegia o conforto e a privacidade.
Com cerca de 80m², este apartamento distingue-se por uma ampla sala com acesso a varanda envidraçada e um quarto generoso, com roupeiro de 6 portas e espaço de arrumação extra no alçapão superior. A zona social está perfeitamente separada da zona de descanso, garantindo maior tranquilidade no dia a dia.
A cozinha é espaçosa e totalmente equipada com eletrodomésticos (placa de indução, forno, exaustor, máquina de lavar louça e roupa, frigorífico e termoacumulador). Tem ainda acesso a uma varanda funcional, ideal como zona de refeições ou lavandaria.
A casa de banho conta com base de duche e toalheiro aquecido, oferecendo um toque de conforto adicional.
Destaques:
• Janelas novas, em PVC branco, com vidro duplo oscilobatente
• Muita arrumação: além dos roupeiros, existe um prático closet/despensa no hall
• Luz natural em abundância, com orientação solar nascente/poente
• 2 frentes: quarto voltado para a Estrada do Desvio (nível de r/c), sala e cozinha viradas para a traseira do prédio (nível de 3º andar)
• Zona calma, perto da Academia de Santa Cecília e com bons acessos a transportes públicos: autocarros à porta (331 e 736) e estação de metro a cerca de 15 minutos a pé
Condições de arrendamento:
• Contrato de longa duração (preferencial 5 anos)
• Entrada com 2 rendas + 1 caução
• Fiador (ou garantia equivalente)
Informação Legal:
Licença de Utilização nº 419, emitida em 07/10/1964 pela CML
Certificado Energético SCE131207014 válido até 08/09/2026
São quarenta as Estradas que integram a toponímia oficial de Lisboa e a Estrada do Desvio tem o seu nome por ser mesmo um desvio pelo Lumiar para fugir ao trânsito na Calçada de Carriche e permitir o descongestionamento desta.
Grosso modo, esta Estrada corre paralela à Calçada de Carriche, que outrora foi a estrada de ligação, por onde passavam touros e campinos para as touradas no então Campo de Santana (hoje, Campo Mártires da Pátria).
A Estrada do Desvio aparece referenciada em 1907 na planta topográfica de Júlio Silva Pinto e Alberto de Sá Correia, onde se mencionam os topónimos Posto de Carriche, Estrada Militar, Quinta de Nova Sintra, Calçada de Carriche, Estrada do Desvio, Calçada do Poço e Ameixoeira.
Poucas mais referências encontramos nos arquivos municipais, a não ser a pavimentação da via em 1937, fotos de Eduardo Portugal do ano de 1939 mostrando uma estrada ladeada de ambos os lados por campos e zonas agrícolas bem como uma imagem de Artur Goulart não datada, mas com a significativa legenda "Estrada do Desvio do Lumiar para descongestionamento de trânsito na Calçada de Carriche".
Em 1956, por edital de 28 de Dezembro, o troço da Estrada do Desvio compreendido entre a Rua do Lumiar e a Estrada que conduz à Ameixoeira, passou a denominar-se Rua Alexandre Ferreira, homenageando assim o fundador dos Inválidos do Comércio, instituição cuja sede se encontra nesse arruamento.
Licença de Utilização - 419/64