Descrição
No século XIX a Vila de Sintra é a grande inspiração dos artistas e escritores da corrente Romântica o que atrai cada vez mais a Nobreza e a Burguesia da época e consequente constroem-se Palácios, Casas Senhoriais e Chalés.
Nessa altura é construída uma das mais prestigiadas quintas 'A Quinta do Saldanha' que faz parte da história da Vila de Sintra. A quinta é mandada construir no ano de 1830 pelo Marquês de Saldanha, neto materno do Marquês de Pombal primeiro ministro do Rei D. José.
A quinta é construída no socalco da Serra e à sombra do Castelo dos Mouros com uma vista privilegiada sobre o Palácio Nacional de Sintra. Nessa quinta são edificadas duas casas, uma na parte mais elevada e outra a um nível mais baixo destinada a primeira para habitação do Marquês e a segunda para sua mãe.
A de sua mãe ficou com o nome de Casa Italiana porque foi desenhada por um Arquiteto Italiano de grande prestígio tendo este elaborado um projeto de um edifício semicircular e onde foram empregues trabalhadores e artistas italianos para pintar os frescos tanto no exterior como no interior.
Por volta de 1840, a Quinta foi vendida a uma família inglesa.
A Casa Italiana voltou à posse dos descendentes da mãe do Duque de Saldanha que era filha do primeiro Marquês de Pombal pelo seu segundo casamento com D. Ernestina Wolfange. A Casa Italiana tem no teto do seu Pórtico de entrada um brasão com as Armas pintadas da filha - a Condessa de Rio Maior - D. Amália de Carvalho Daun e Lorena de Saldanha Oliveira e Sousa.
O Brasão tem uma Águia com uma chave na boca que vem das Armas dos Daun e simboliza a história de que o primeiro Conde de Daun foi preso por um rival e encarcerado numa Torre de um Castelo da Bohémia.
No início do século XX a Casa Italiana volta a ser habitada pela família Saldanha que doa a casa mais elevada bem como parte da Quinta ao Patriarcado de Lisboa e vende a Casa Italiana a uma família inglesa. Em Dezembro de 1987 a Casa Italiana é novamente vendida, sofrendo durante 2 anos, obras de restauro tanto no exterior como no interior. Tem uma garagem com oito lugares de estacionamento.
Localização
Centro, São Martinho, Sintra, Lisboa